skip to Main Content
Área restrita do condômino Entrar

Entrevista com Maria Lúcia, sócia da ML Proteção contra incêndio

20170928 170344

Entrevistamos a Engenheira Civil e de Segurança no Trabalho, Maria Lúcia, sócia da ML Proteção Contra Incêndio Ltda, uma das mais respeitadas empresas do ramo, com mais de 30 anos de experiência e sede no Flamengo Park Towers. Formada em Engenharia Civil pela UERJ, Maria Lúcia sempre se destacou profissionalmente. Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela PUC-Rio e com especialização em Engenharia de Incêndio, trabalhou na Defesa Civil, atuando na área de prevenção de incêndio. Com apoio do Corpo de Bombeiros se especializou ainda mais no atendimento ao Código de Segurança contra Incêndio e Pânico.

Conte um pouco sobre a trajetória da ML Proteção Contra Incêndio e de como a empresa atua.

Há mais de 30 anos que a ML Proteção Contra Incêndio Ltda, a ML, atua na área de segurança contra incêndio. Nosso foco é salvar vidas, e baseado no Código de Incêndio, melhorar as condições de segurança contra incêndio das edificações. Ao longo do tempo, já realizamos mais de 3300 atendimentos, entre projetos e obras, todos aprovados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Elaboramos projeto de segurança contra incêndio para todos os tipos de edificações, desde as mais simples e menores, passando por prédios residenciais, comerciais, hotéis, museus, escolas e até dois dos aeroportos existentes no Rio de Janeiro. Atualmente, entre outros, estamos preparando o projeto de segurança contra incêndio e pânico do futuro aeroporto de Maricá.

Você é engenheira civil, como surgiu o interesse por essa área específica de prevenção contra incêndio?

Eu atribuo isso aos meus pais. Comecei minha carreira como engenheira civil calculando prédios e fazendo muitos trabalhos de contenção de encosta, especialmente nas áreas de Santa Teresa e nos acessos à Barra da Tijuca. No entanto, parei essas atividades por um tempo quando meus filhos nasceram e no retorno à vida profissional estava sem saber por onde começar. Meu pai então sugeriu que eu fizesse um curso de Pós-Graduação, melhor definindo o curso de Engenharia de Segurança por me considerar extremamente cuidadosa nas minhas atividades. Curiosamente, minha mãe sempre elogiou muito as atividades do Corpo de Bombeiros, devido ao trabalho por eles realizado. Decidi, então, fazer o curso, que foi tudo de bom na minha vida. Tive a sorte de integrar um grupo da Defesa Civil, cujo foco era a prevenção de incêndio e os bombeiros me convidaram para aprender com eles diretamente na Escola Superior de Formação de Oficiais. Foi uma experiência fantástica e até hoje sou muito grata a eles. Todas as semanas eu vou ao Quartel Central do Corpo de Bombeiros, para conversar e trocar idéias sobre os meus projetos e aprendizados do dia a dia. Há mais de 30 anos que eu faço isso e eles são extremamente receptivos. Nasci para fazer isso, posso dizer para você. Não é pesado, não é cansativo, e, apesar de ser tão difícil, é fascinante.

As pessoas têm a consciência de que esse trabalho de prevenção é importante para o prédio ou isso é visto como uma obrigação?

Não vou generalizar, mas muitos não têm a mínima consciência dos riscos a que estão sujeitos no seu dia a dia. É muito comum eu chegar em um prédio e as pessoas comentarem: “meu prédio é muito antigo e nunca houve nada de anormal aqui”. Eu respondo: “ele é antigo, mas moram muitas famílias aqui e temos que melhorar as condições de segurança existentes”. Infelizmente é assim, e só quando acontece um grande incêndio, como ocorreu na Boate Kiss, ou no Edifício Joelma, ou ainda no Edifício Andorinhas, é que as pessoas ficam sensibilizadas e preocupadas com o assunto. Tem um ditado antigo que diz que é melhor prevenir do que remediar. Nosso foco é justamente esse: a prevenção. Ou seja, tudo que você fazer para evitar que o incêndio aconteça. Por isso posso afirmar: o incêndio é um risco que você pode e deve evitar!

Quem é responsável por elaborar e fiscalizar essas normas?

Isso tudo está diretamente vinculado ao Corpo de Bombeiros. Cabe a eles fazer as normas, regras e a fiscalização de acordo com o Código de Segurança contra Incêndio vigente. Cada estado tem sua própria legislação e a nossa aqui do Rio sempre foi referência, servindo de base até para os outros estados. Neste código está especificado tudo o que você tem que fazer para evitar um incêndio e, se por acaso ele acontecer, estão determinadas as medidas necessárias de combate ao incêndio. Você sabia, por exemplo, que os equipamentos de combate a incêndio, os extintores, e os hidrantes, existentes em nossos prédios residenciais foram ali projetados também para o nosso próprio uso? Procure se informar a respeito. Aprender a usá-los é super importante!

E como funciona essa fiscalização do Corpo de Bombeiros?

O Corpo de Bombeiros pode ou não notificar uma edificação fazendo alguma solicitação que achar pertinente. A maioria delas solicita a documentação legal de aprovação da edificação, ou seja, o Laudo de Exigências e o Certificado de Aprovação. Você sabia que todas as edificações para obter o HABITE-SE precisam obter o Laudo de Exigências e o Certificado de Aprovação, o CA – Certificado de Aprovação? É nessa hora que são analisadas e melhoradas as condições de segurança de uma edificação. É através de um projeto de segurança contra incêndio e pânico que podemos melhorar todo o nosso sistema de prevenção e de combate a incêndio. Esse projeto precisa ser submetido e aprovado pelo Corpo de Bombeiros para obtermos o Laudo de Exigências. Somente depois de atendidas a todas as exigências é que poderemos obter o CA. Esse processo deverá ser realizado tanto para pequenas salas quanto para grandes edificações, como aeroportos, hotéis, hospitais.

Você tem colaborado aqui no Flamengo Park Towers, como tem sido esse processo?

Melhor impossível, pois a administração está sempre atenta e preocupada com a questão da segurança. Todas as modificações que sugeri para melhorar as condições de segurança foram estudadas e aceitas. Não existe cenário mais gratificante do que você conseguir implementar medidas de segurança com total apoio e participação dos responsáveis pelo local. Conseguimos, por exemplo, fazer um estudo para melhorar as condições de escape do Bloco B. Para tanto, a escada existente passará por um processo de adaptação, condição esta aprovada recentemente pelos Corpo de Bombeiros. Até 2020 esta escada estará em pleno funcionamento beneficiando a todos os usuários, especialmente os do Bloco B e garagens. As pessoas terão pelo menos duas horas para desocupação da edificação em casos de emergência, sem correria ou atropelos. pós a sua implantação, serão oferecidos treinamentos aos usuários, de modo a orientá-los e a treiná-los com relação aos procedimentos que deverão ser adotados, visando um escape seguro. É importante saber como proceder em situações de emergência-incêndio, a identificar os extintores de incêndio e a usar um hidrante de incêndio, por exemplo. Esses equipamentos foram projetados para o nosso próprio uso e podem ser usados imediatamente. Cada minuto que deixamos de fazer o combate ao fogo inicial, corresponde a aproximadamente uma hora de combate ao incêndio que se instalou. Os prédios dotados de sprinklers, como é o Park Towers, são mais seguros e que com o rompimento de poucos bicos, o incêndio é debelado.

Na visão de condômina, como você avalia o Flamengo Park Towers?

Eu acho fora de série, moderno, dotado de segurança e de recursos atuais que o tornam muito diferenciado. Aqui você encontra um sistema de segurança com câmeras de primeiro mundo, garagens ótimas com estacionamento para clientes, sala de reunião, auditório. Tudo que você precisa existe no condomínio. E como eu citei antes, tudo que é preciso fazer com relação à segurança é atendido. Além de moderno, o prédio vai ficar cada vez mais seguro. E, além de tudo, é um prédio muito bonito e com uma vista espetacular. O que eu posso esperar mais?

Back To Top